
A reunião do Grupo de Autocuidado da Fundação hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) do mês, foi realizada na manhã desta sexta-feira (25/04) e teve como tema “A importância do autocuidado para pacientes de hanseníase”; palestra apresentada pelo enfermeiro José Yranir do Nascimento. “Falamos para os pacientes como eles devem cuidar de si mesmos, pacientes com comprometimento neurológico, nos braços, nas mãos, nas pernas, têm dificuldade de sentir nesses membros e com isso não se percebem, não se cuidam e o nosso objetivo de hoje foi mostrar como eles devem fazer para se cuidarem”, explica Yranir.
Durante a exposição, várias dúvidas puderam ser discutidas e sanadas, aproveitando o formato das reuniões que por meio de uma roda de conversa permite e estimula os pacientes a ficarem à vontade para contarem um pouco de si, fazer seus questionamentos e compartilharem experiências. “O que observamos é que quando você sente uma dor, você logo se cuida, mas como eles não sentem dor, se descuidam, podem se furar, se queimar e por não sentirem dor, não tratam, mas esses ferimentos trazem sequelas, então é preciso ensinar como tratar, a terem certos cuidados para não se ferirem”, complementa o enfermeiro.
A reunião de autocuidado reúne mensalmente pacientes da Fuham, sempre com um tema escolhido previamente pelos próprios participantes e explanado por um convidado.