Apresentação1

 

As servidoras da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), a assistente social Lídia Vale e a psicóloga Raquel Navarro foram as entrevistadas da equipe de comunicação do Governo do Estado do Amazonas para falar sobre o SAE – Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids, serviço disponível em algumas unidades, como a Fuam.

Segundo Lídia VApresentação2ale, o processo de descentralização do atendimento a pacientes com HIV foi uma necessidade que surgiu naturalmente e resultou na criação dos SAE em unidades como a Fuam, tornando-se uma importante estratégia de saúde. “É importante lembrar que temos que facilitar o acesso das pessoas, criar e ampliar serviços, para que esta população que necessita desse tratamento consiga ter o acesso o mais facilitado possível”, explica.

Já a psicóloga Raquel Navarro lembrou o trabalho de toda uma equipe, que torna acessível ao paciente um atendimento multidisciplinar. “O paciente é acolhido por uma equipe multidisciplinar, cada um dentro de sua especificidade técnica, assim o paciente entende o que é o HIV, quais exames irá fazer, como será sua consulta, quais remédios irá tomar, a importância de aderir ao tratamento”, destacou.

Para conferir o vídeo completo acesse aqui.