A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) encerrou nesta sexta-feira (07/06) a programação da Semana do Meio Ambiente e Saúde da instituição.

Ao longo da semana, foram realizadas atividades diversas que envolveram servidores e usuários, sempre com a temática voltada para os impactos que a degradação ambiental acarretam na saúde das pessoas, ao mesmo tempo em que se buscou sensibilizar os participantes sobre maneiras simples que cada um, no seu dia a dia, pode adotar para colaborar com a preservação ambiental.

Coleta seletiva de lixo e descarte correto

20240607_121546Em todas as abordagens educativas realizadas para servidores e pacientes da Fuham, um dos temas recorrentes foi a importância do descarte correto de materiais diversos.

Lixo eletrônico, pilhas e baterias, medicamentos, grandes objetos e lixo reciclável (papel, metal, plástico e vidro) são alguns dos materiais que podem e devem ser descartado separadamente do lixo convencional. Durante a Semana foram dadas orientações sobre como e onde descartar cada um desses materiais e assim, colaborar com a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, contribuir para a renda daqueles que atuam em associações, cooperativas e projetos ligados à reciclagem.

Acesse aqui e saiba mais

O descarte de eletrônicos na Fuham foi incentivado e apoiado pelo Instituto Descarte Correto, que disponibilizou ao longo da semana (03 a 07/06), um coletor para recolhimento de equipamentos eletrônicos inservíveis, pilhas e baterias. Os servidores aderiram à ação e trouxeram de casa equipamentos que já não funcionam e estavam entulhados.

Garis da Alegria trouxeram informação e descontração

20240607_121750O grupo Garis da Alegria esteve presente no encerramento da Semana do Meio Ambiente e Saúde da Fuham. Os componentes do grupo (André Lima, Bruno Lima, Adriana Melo e Michele) alegraram servidores e pacientes que estavam em sala de espera, aguardando atendimento.

Unindo música, informação e muita descontração, o grupo divertiu e também passou importantes informações sobre coleta de lixo, a importância de não jogar lixo em vias públicas, nos igarapés e terrenos, além de pequenas ações que podem facilmente ser adotadas por cada cidadão para dar sua contribuição.

“Não se esqueçam, o que temos hoje, pode ser que a próxima geração não tenha, a vida é como um círculo, o que você faz hoje, pode voltar para você amanhã, até mesmo o seu lixo”, alerta André Lima, um dos alegres componentes do grupo.

Compromisso com o meio ambiente

E se cada um assumisse um compromisso com o meio ambiente? Uma pequena ação que pode fazer a diferença? Foi este o desafio lançado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU/Fuham), organizadora do evento.

20240607_114232De modo simbólico, cada servidor e paciente que acompanhou o encerramento da Semana recebeu uma “folha” e foi convidado para nela escrever qual ação poderia realizar, a partir deste momento, em prol do meio ambiente.

Reciclar, repensar e separar o lixo em casa foram apenas algumas das respostas escritas. As folhas foram coladas em uma “árvore”, mostrando que o comprometimento individual de cada um, ou seja, cada uma das folhas, pode formar uma grande árvore, com grandes resultados.

Ao final, além do seu compromisso individual, em prol de todos, os servidores receberam mudas de plantas doadas pela Secretaria municipal do meio Ambiente, reforçando ainda mais a esperança de contribuir para um mundo melhor.

 

20240607_11431720240607_11462220240607_113137