photo1627580909 (2)

 

O Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad esteve na Fundação Alfredo da Matta (Fuam) na manhã desta quinta-feira (29). A visita técnica do gestor foi um convite para conhecer as atividades realizadas pela instituição, projetos importantes em desenvolvimento e as demandas necessárias para melhorias na unidade.

O secretário conheceu projetos como o que vai beneficiar, a partir da próxima semana, 300 pessoas com sequelas da hanseníase, com a doação de sapatos adaptados a pacientes que tem algum tipo de alteração nos pés causados pela doença.

photo1627580909 (1)-2A aquisição dos 300 pares de sapatos foi possível graças a emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo. Nesta doação, os calçados completos estão sendo preparados para os pacientes.

“A Fuam sempre realizou a adaptação de calçados com os tênis dos próprios pacientes, a novidade é o uso de novos recursos tecnológicos para a confecção das palmilhas, com uso de leitor scanner eletrônico e impressão 3D, um processo mais moderno e bem mais eficaz”, explica o diretor presidente da Fuam Ronaldo Amazonas.

Projeto APELI – A Ação para Eliminação da Hanseníase (APELI) já está entre os projetos prioritários da Fuam e faz parte do Programa Saúde Amazonas do Governo do Estado.

O projeto leva ao interior do Estado uma frente de ações para combate à hanseníase, com treinamento e educação, exames, consultas médicas, tratamento e organização estratégica, práticas importantes para o combate à doença e também a outras dermatoses e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“O projeto Apeli é simplesmente fantástico. Parabenizo os autores, técnicos da Fundação e o Dr. Ronaldo. Fiquei impressionado com o efeito que essa iniciativa vai causar na população com o controle da hanseníase. É um projeto fantástico que não vai parar e nós vamos avançar cada vez mais”, enfatizou o secretário Anoar Samad.

 

Fotos: SES/AM