A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) implantantou no mês de outubro um novo sistema de ponto eletrônico para os servidores da unidade. O novo modelo utiliza o reconhecimento facial para controle de acesso e registro de ponto e frequência dos servidores, em substituição ao sistema anterior que utilizava a biometria apenas para captação de impressão digital.
A mudança veio da necessidade de modernizar o sistema de ponto na instituição, considerando também que muitos servidores apresentam dificuldade de registro por meio das digitais.
“Optamos pelo reconhecimento facial para modernizar e facilitar o trabalho, pois alguns servidores tem problemas com as digitais, além disso com este sistema teremos melhor controle da assiduidade, absenteísmo, férias, dentre outras informações”, explica o gerente de gestão de pessoas da Fuham, Miguel de Jesus Queiros.
A nova ferramenta permite emissão de relatórios gerenciais mais detalhados e setorizados, importantes para a gestão de pessoal. O novo contrato com a empresa M.DE F.S de Oliveira Ltda, no valor de R$ 16.188, terá duração inicial de 12 meses e prevê o fornecimento de equipamentos, software, treinamento, suporte técnico e manutenção do sistema.
Para início da utilização do novo serviço, foi feita a atualização do cadastro de dados dos servidores, voluntários e estagiários, além do cadastro biométrico com captura de imagens da face e de impressão digital de cerca de 400 servidores e colaboradores. A preferência é pela leitura de imagem da face de forma rápida e segura, com alternativa de leitura da impressão digital caso haja alguma dificuldade com a primeira opção.
Nossa RETROSPECTIVA visa mostrar fatos importantes que ocorreram na Fuham no período em que publicações nos canais oficiais institucionais estavam suspensas devido às restrições do período eleitoral.