A Fundação Alfredo da Matta, referência nacional, estadual, regional e municipal em Hanseníase, participa no período de 26 a 28 de maio de 2010, da Reunião Anual de Hanseníase, que acontece em Brasília / Distrito Federal.
Coordenada pelo Ministério da Saúde / Coordenação Nacional de Controle da Hanseníase, o evento tem como objetivo fortalecer as referências nacionais,estaduais, regionais e municipais na rede de atenção em Hanseníase.
Representando a Fundação Alfredo da Matta, estão as profissionais: Dra. Paula Bessa, Dra. Maria da Graça Cunha, Dra. Maria de Fátima Maroja e Enfª Emilia Pereira, que apresentam aos participantes a situação real da doença no Amazonas, por meio de trabalhos de pesquisas intitulados: “Avaliação das Ações de Controle da Hanseníase em municípios de alta e baixa endemicidade no Estado do Amazonas”, de autoria de Emilia Pereira, José Carlos Sardinha, Valderiza Pedrosa e Maria Lucia Penna; ¨Vigilância Epidemiológica de Contatos Intradomiciliares de casos de Hanseníase na Fundação Alfredo da Matta”, de autoria da DAWH / Fundação de Hanseníase; “Tendência da taxa de detecção por faixa etária da Hanseníase no Amazonas: evidência de redução de risco”, de autoria de Emilia Pereira, Valderiza Pedrosa e Maria Lucia Penna.
A Hanseníase no Amazonas, atualmente, encontra-se em queda permanente em relação a número de casos. Os casos novos somam 714, sendo 398 no interior do Estado e 316 na capital – Manaus. O total de pacientes em tratamento é de 1.229, sendo 702 no interior e 527 em Manaus.
