Notificações

 

Desde que foi implantado, no início da segunda quinzena do mês de abril, o PASSCoVid – Programa de Atenção à Saúde dos Servidores da Fuam, suspeitos ou acometidos pela CoVid19 – recebeu 102 notificações (dados totalizados até o dia 30 de abril).

Das 102 notificações, feitas por servidores e estagiários (o que significa 32,7% do total de 312 profissionais da instituição), todas foram avaliadas pela equipe responsável e aquelas que relataram algum sintoma de síndrome gripal, como dor ou irritação na garganta, febre, tosse seca, dor de cabeça, dificuldade para respirar, perda de paladar e olfato, dentre outras, foram encaminhadas para avaliação individual.

Do total de 102 servidores que fizeram notificações, 81 (79,4%) realizaram algum tipo de teste confirmatório (PCR ou Teste Rápido para CoVid19), por serem suspeitos da Covid19, tendo 32 resultados positivos para a doença (19 mulheres e 13 homens).

“Entre os meses de março e abril, período de início e continuidade da pandemia por CoVid19, a Fuam teve 96 servidores afastados, nem todos por CoVid19, mas também por alguma outra síndrome gripal e outros problemas de saúde; destes 66 (68,7%) já retornaram às suas atividades e 30 (31,3%) permanecem afastados”, explica o Diretor Presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas.

Nem todos os casos notificados se confirmaram como suspeitos de Covid19, mas dentre aqueles que os sintomas se enquadravam como tal, seguiram o fluxograma desenhado pelo PASSCoVid / Fuam, recebendo orientação e avaliação clínica pela equipe de médicos e infectologista.

Como funciona o PASSCoVid – Os casos suspeitos que apresentem sintomas como dor de cabeça, secreção nasal, dor de garganta, dor no corpo, diarreia, tosse seca, febre ou dificuldade para respirar são orientados a acessar a plataforma de notificação para preencher formulário específico e dar início ao atendimento. Com a notificação de sintomas, o servidor, colaborador ou estagiário é afastado temporariamente de suas funções, por segurança, e tem o seu caso imediatamente avaliado pela equipe do PASSCoVid. Não havendo necessidade de atendimento ou tratamento ou ainda se não se confirmar a suspeita da CoVid19, o servidor/colaborador recebe orientações e é liberado para retornar ao trabalho.

IMG-20200505-WA0006

Fluxograma de atendimento (clique para ampliar)

Aqueles que precisam de atendimento presencial e optarem pelo atendimento da própria equipe de médicos e infectologista do PASSCoVid são avaliados clinicamente e, se necessário, orientados sobre o tratamento adequado. Confirmando a necessidade de algum tratamento, o atestado médico é emitido, seguindo os trâmites já conhecidos pelos servidores; o caso é encaminhado ao setor de pessoal da instituição e o servidor/colaborador é mantido afastado pelo período necessário, conforme o diagnóstico de cada um.

A plataforma de notificação de síndrome gripal do PASSCoVid está com link disponível no site da Fuam e em grupos de mensagens dos setores, dos quais os servidores já fazem parte; sendo importante destacar que se destina apenas aos servidores e colaboradores desta instituição, não estando disponível para acompanhamento, aconselhamento ou tratamento de terceiros, ainda que contatos familiares do servidor. O Programa também não se caracteriza como atendimento ambulatorial ou emergencial, mas sim dará aos servidores e colaboradores todo suporte e orientação necessários.