Com o objetivo de proporcionar atenção holística e humanizada na ambiência institucional, melhorando a motivação e autoestima de seus servidores, a Fundação Alfredo da Matta em parceria com a Associação dos Servidores (Asfuam), implantou e implementou desde o ano de 2006, o Programa de Qualidade de Vida, com realização de Medicina Preventiva e Clínica Médica.

A Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde (MS/2005) visando acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, propôs inovações nas práticas gerenciais de saúde, entendendo que a gestão dos processos de trabalho em saúde não é dissociada das práticas de cuidado.

Segundo a Dra. Evenilda Braga, médica responsável pelo Programa, “Pensar em um programa de gestão de qualidade de vida no trabalho é reconhecer a necessidade de valorizar as pessoas que trabalham e se dedicam a realizar a prestação de serviços públicos.”

Por contemplar mais de 100 servidores, a Fuam é uma empresa de médio porte e pode implantar o PQV, com a realização da Medicina Preventiva e Clínica Médica para todos seus servidores e serviços terceirizados. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas avaliações físicas e laboratoriais, acompanhamento e encaminhamentos a especialidades diversas, a todos que necessitam de atendimento.

No primeiro semestre de 2016, foram realizadas 1.563 consultas médicas. A partir do segundo semestre, Fuam e Asfuam estão disponibilizando atendimento Ginecológico, com coleta de material para Colpocitologia Oncótica, para as servidoras da instituição.