Com o objetivo de manter os profissionais de saúde da rede pública atualizados  no atendimento de pacientes com HIV/Aids, a Sociedade Brasileira de DST/Regional Amazonas, com o apoio da Fundação Alfredo da Matta , realiza no período e 09 a 11 de junho de 2008, o Curso de Manejo de Gestantes com HIV / Aids.
 
Para ministrar o primeiro módulo, foi convidada a Dra. Eliana Amaral, responsável pelo Programa de Assistência Integral à Mulher Vivendo com HIV e professora da FCM/UNICAMP. Como proposta de discussão enfatizou a realidade epidemiológica da infecção pelo HIV na mulher no mundo e no Brasil,; intervenção para reduzir a transmissão heterossexual do HIV – implicações para os serviços ; pré-natal e parto de qualidade focado na gestante e na transmissão vertical de HIV e Sífilis – rotinas e diagnóstico laboratorial,fluxo de informação; atenção as gestantes portadoras de HIV e intervenção para reduzir a transmissão vertical; atenção a mulher portadora de HIV fora da gestação; o desejo e direito de reprodução dos casai vivendo com HIV.
 
Para tornar a aula mais dinâmica os participantes expõem suas realidades dentro dos serviços e vão trocando experiências no sentido de tomar o atendimento à gestante mais eficaz.
 
Também estarão como instrutores do curso  a Dra.Vânia Prazeres e Dra. Helaine Milanez enfocando o cuidado à criança filha de mãe portadora de HIV, mãe com Sífilis na gestação; cuidado nas Hepatites e HTLV para gestantes.
 
As instrutoras também repassarão aos participantes  “ O que há de novo na proposta de tratamento antiretroviral para gestante.Em relação a Sífilis ,doença infecciosa que afeta milhões de gestantes  e crianças em todo o planeta, fez com que sua investigação  se tonassem  rotineiras  na consultas de pré-natal. O banco de dados nacional (SINAN) indentificou no período de 1998 a 2006,  36.615 casos em menores de 1 ano e sinalizou que o perfil das mães das crianças infectadas é formado por jovens entre 20 a 29 anos (54%).