No período de 02 a 06 de maio de 2016, a Fundação Alfredo da Matta, recebe mais uma turma de profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos bioquimicos e fisioterapeutas em Hanseníase. Desta vez estão sendo treinados profissionais de Campo Grande (MS), Jutaí, Autazes, Iranduba e Manaus.
O objetivo do Curso Básico de Hanseníase é conhecer o perfil e metas das ações de controle no Amazonas; reconhecer a importância da notificação dos casos de Hanseníase para o Estado; identificar os sinais precoces da doença e a aplicação dos exames de diagnóstico.
Na abertura do Curso, os profissionais foram recebidos pelas médicas Monica Santos e Silmara Pennini, do Departamento de Ensino e Pesquisa e pela enfermeira Alessandra Souza, gerente de Ensino da Fuam. Inicialmente, os inscritos realizaram pré- teste e em seguida visitaram as dependências da Instituição.
Nas aulas teóricas os profissionais receberam orientações sobre Hanseníase: introdução, agente etiológico e classificação (Dr. Luiz Cláudio Dias), Prevenção de Incapacidades e Autocuidados em Hanseníase (Fisiot. Marcus Vinicius), Reações Hansênicas e Tratamento da Hanseníase (Dra. Monica Santos ), Hanseníase: aspectos sociais (Assist. Soc. Ana Cristina Cunha), Hanseníase: aspectos psicológicos (Psic. Karen de Oliveira) e Epidemiologia da Hanseníase e Vigilância Epidemiológica (Epid. Valderiza Pedrosa).
Nas aulas práticas, os profissionais percorreram as salas de triagem, para observar os primeiros atendimentos, bem como o atendimento médico na faixa vermelha e as ações de prevenção de incapacidades no Setor de Prevenção.
Para o grupo do Mato Grosso do Sul ,composto de 01 médica,01 fisoterapêuta, 01 farmacêutica- bioquímica,01 enfermeira,” o serviço na Fundação é muito organizado e a expectativa do grupo é qualificar,aprimorar e conhecer esta nova realidade que deverá ser aplicada nos seus locais de trabalho.Falando sobre a doença, foi dito que Mato Grosso do Sul hoje apresenta um coeficiente de 33 casos para 100 mil habitantes”.
