P1220477

 

 

Redação: Ascom/Fuam

Iniciou na segunda-feira, 22 de julho, nas dependências da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), o Curso Básico e Prevenção de Incapacidades Físicas e Autocuidado em Hanseníase para profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde – Semsa /Manaus. O curso, realizado por meio de um convênio entre as instituições é também resultado de novas estratégias pactuadas para fortalecer a parceria entre as instituições na busca ativa de novos casos de Hanseníase.

“A Atenção Básica preparada e qualificada fortalece toda rede de atendimento, atuando na busca ativa de novos casos da Hanseníase e também melhorando o fluxo de encaminhamentos dermatológicos para a Fuam, com as Unidades encaminhando para o Centro de Referência, os casos mais complicados”, explica a Diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Alfredo da Matta, Valderiza Pedrosa.

Durante a abertura do curso, a gerente de vigilância epidemiológica da Semsa, Cláudia Guimarães, enfatizou a relevância do treinamento e a responsabilidade dos profissionais que estão nas unidades de saúde quanto ao diagnóstico da Hanseníase. “Os números da Hanseníase ainda são altos, que cursos como este possam nos fortalecer ainda mais e que possamos multiplicar este conhecimento, contribuindo para a mudança deste cenário”.

O curso possui 20 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas e acotece até a próxima sexta-feira (26). O objetivo é capacitar os profissionais no diagnóstico clínico e tratamento da Hanseníase, para que conheçam os sintomas, tratamento e situação epidemiológica da doença no Amazonas, além de capacitar para o diagnóstico diferencial e para a identificação das principais incapacidades físicas relacionadas à Hanseníase, enfatizando os meios para preveni-las.

Também serão abordados temas como diagnóstico e classificação da Hanseníase, anatomia (função dos nervos periféricos, afetados pela doença), avaliação neurológica de olhos, nariz, mãos e pés; classificação e registro do grau de incapacidade, orientações sobre autocuidados e calçados; tratamento e estados reacionais. As atividades práticas incluem acompanhamento de atendimentos realizados nos ambulatórios da Fuam.

Participam desta turma, profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Distritos de Saúde e na Estratégia Saúde da Família.