Dando continuidade ao programa de capacitação de profissionais da saúde em Hanseníase, a Fundação Alfredo da Matta, através do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia, Gerência de Prevenção e Gerencia de Ensino, realiza este mês mais dois cursos: “Noções Básicas em Hanseníase” e “Prevenção de Incapacidades Físicas e Autocuidado em Hanseníase”. Quem participa destes treinamentos são profissionais da Policlínica Antônio Aleixo e Secretaria Municipal de Saúde/Semsa.

Noções Básicas em Hanseníase

O primeiro curso – Noções básicas em Hanseníase – iniciou na última quinta-feira, 7 de julho, e teve duração de 8 horas. Durante dois dias os profissionais discutiram informações básicas sobre a Hanseníase, abordando temas como formas de transmissão, classificação, manifestação clínica, tratamento, efeitos adversos e estados reacionais da doença. Além disso, os participantes também conheceram a situação epidemiológica da Hanseníase no Estado do Amazonas e que ações são desenvolvidas pelo Programa de Combate à Hanseníase no Estado.

As profissionais responsáveis pelo curso – as médicas dermatologistas Dra Graça Cunha, Dra Rossilene Cruz e Dra Liana Tubilla, além da enfermeira Emília Pereira; todas profissionais da Fundação Alfredo da Matta – ressaltaram a importância do diagnóstico correto da Hanseníase para dar acesso à população ao tratamento da doença que é curável. Fazer educação em saúde, informando à população sobre os sinais e sintomas precoces da doença; melhorar o acesso do paciente ao diagnóstico e tratamento; incentivar o paciente a fazer o tratamento na unidade de saúde mais próxima foram alguns dos pontos ressaltados pelas profissionais.

Prevenção de Incapacidades Físicas e Autocuidado em Hanseníase

Este curso acontece de 11 a 15 de julho, totalizando uma carga horária de 40h. O objetivo é capacitar os profissionais para desenvolverem ações em prevenção, tratamento e reabilitação aos pacientes com Hanseníase. Como facilitadores, três profissionais foram convidados: a fisioterapeuta Geisa Campos e o sapateiro José Augusto da Silva – ambos da Paraíba – e Thaisa Morais, terapeuta ocupacional do Estado do Rio Grande do Norte.

Através de aulas expositivas e práticas, os profissionais terão a oportunidade de trocar conhecimentos sobre avaliação neurológica e identificação de alterações que ocorrem em pacientes com hanseníase; técnicas simples de prevenção, tratamento e reabilitação de incapacidades que ocorrem em alguns pacientes em decorrência da doença; além de conhecer técnicas simples de autocuidado, como por exemplo, o uso de calçados adaptados para os pacientes de hanseníase.

Fundação é referência no tratamento, ensino e pesquisa da Hanseníase

De acordo com a coordenação dos cursos, este tipo de capacitação tem como objetivo instrumentalizar os profissionais das unidades de saúde do Estado do Amazonas, de modo a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos pacientes de hanseníase. Por ser um centro de referência estadual, nacional e internacional no tratamento, ensino e pesquisa da Hanseníase (a FUAM é um Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde – OMS/OPAS), a Fundação Alfredo da Matta tem como uma de suas atribuições realizar treinamentos nesta área, capacitando profissionais de saúde.