
A mestranda Patrícia Tavares Cruz apresentou no último dia 22/08, no Miniauditório da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) seu projeto de pesquisa no exame de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGCAD/UEA-Fuham). Com o título “Percepção de estigma associado à hanseníase entre pacientes, contatos e população não relacionada à doença”, a mestranda foi aprovada no exame de qualificação, apresentando os resultados parciais de seu projeto, o qual é realizado sob orientação do doutor Sinésio Talhari.
A pesquisa parte da hipótese de que o estigma é mais intenso na população não relacionada à hanseníase (pessoas que não possuem nem tem convívio direto com pessoas que tenham a doença) devido ao desconhecimento sobre a mesma, o que por sua vez, favorece atitudes discriminatórias, sob influência ainda de fatores educacionais e religiosos. “Apesar de tratamento eficaz e cura, o conhecimento sobre a hanseníase não tem sido suficientemente difundido à população nem mesmo familiares de pessoas acometidas. Avaliar a percepção atual do estigma em pacientes, familiares e comunidade podem subsidiar políticas públicas de enfrentamento”, justifica Patrícia sobre a relevância de se ter uma maior compreensão sobre este tema.
O objetivo, segundo a mestranda, é investigar a dimensão da percepção do estigma associado à hanseníase em pacientes, contatos e população não relacionada à doença para identificar fatores associados ao estigma nestas populações. Ao final do projeto, também devem ser apresentados como produto um programa de educação em saúde relacionado ao tema, com propostas de material educativo e informativo. Além do orientador doutor Sinésio Talhari, a banca de qualificação foi composta pela doutora Silmara Navarro Pennini (Fuham) e pelo doutor Luiz Carlos de Lima Ferreira (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Viera Dourado).