A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) recebeu nos dias 04 e 05 de fevereiro o Pesquisador Visitante Sênior (PVS) Adalberto Rezende, da Fundação Oswaldo Cruz/RJ e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo da visita foi reunir com a equipe de pesquisa da Fuam para apresentar as propostas de ações do Dr Adalberto como PVS na Fuam, como por exemplo, o desenvolvimento de projetos para estimular o ingresso de servidores da instituição em cursos de mestrado e doutorado.

dr adalberto

Dr Adalberto é da Fiocruz/RJ e da UFRJ.

O Diretor-Presidente da Fuam, Helder Cavalcante participou da reunião e destacou a determinação de sua gestão em aumentar o quadro de mestres e doutores da Fundação, pois segundo ele, uma instituição como o Alfredo da Matta, que atua fortemente na pesquisa e no ensino, precisa aprimorar cada vez mais a titulação acadêmica de seus profissionais; o que reflete diretamente no desenvolvimento das pesquisas nas suas áreas de abrangências, especialmente em Hanseníase e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Adalberto Rezende destacou que como PVS acompanhará de perto o grupo de profissionais das áreas de ensino e pesquisa da Fuam, identificando dentre os profissionais, aqueles com perfil e interesse para pesquisa, ou aqueles que já desenvolvem algum tipo de pesquisa e precisa apenas aprimorá-la.

A Diretora de Ensino e Pesquisa da Fuam, Lucilene Sales, destacou que a Fundação possui atualmente 16 dermatologistas com mestrado e outros dois doutores. Para a diretora, estes profissionais podem ser os primeiros a serem sensibilizados sobre a importância de desenvolver novos trabalhos nas áreas de Hanseníase e DST e, posteriormente, terem estes trabalhos inseridos em programas de pós-graduação – mestrado e doutorado.