Com o objetivo de assessorar a equipe responsável pelo projeto "Avaliação do Perfil de Resistência de Mycobacterium leprae em pacientes com hanseníase", a Fundação Alfredo da Matta recebeu no período de 25 a 27 de novembro, o pesquisador japonês Dr. Masarori Kai do Leprosy Research Center / National Institute of Infectious Diseases.

O projeto, que é coordenado pela médica da Fundação Dra. Maria da Graça Souza Cunha e tem como pesquisadora responsável, a bióloga Dra. Lúcia de Paula, foi aprovado pelo Edital 055 do MS/CNPq/MCT 2008. A proposta é avaliar casos de resistência medicamentosa em pacientes portadores da Hanseníase para, a partir daí, buscar alternativas mais eficazes no tratamento desses pacientes.

A parceria com o National Institute of Infectious Diseases neste projeto iniciou com a visita de outro pesquisador japonês: o Dr. Masanori Matsuoka, em junho deste ano, para as primeiras orientações sobre resistência medicamentosa do bacilo da Hanseníase. Os passos seguintes foram um treinamento no Japão, na mesma instituição, do qual participou Dra. Lúcia de Paula; e a visita do pesquisador Dr. Kai, para acompanhamento do projeto.

A equipe já iniciou alguns experimentos, com a análise de genes resistentes. Futuramente, espera-se aplicar a metodologia em pacientes suspeitos de resistência aos medicamentos, tornando o tratamento ainda mais eficaz. "Essa pesquisa é muito importante e é um projeto inovador. O intuito é tornar nossa região capaz de resolver problemas locais, sem depender de outros centros de outras regiões", afirma Dra Lúcia.