Os pacientes da Fundação Alfredo da Matta, participantes de cursos de artesanato realizados ao longo do ano de 2014 na instituição, promovem de 3 a 19 de dezembro, no hall de entrada da Fuam, a exposição e venda de peças produzidas pelas turmas.
Os artigos à venda são todos com motivos natalinos e os valores obtidos serão revertidos aos próprios pacientes; que tem a atividade como uma nova fonte de renda.
Artesanato como fonte de renda e resgate da autoestima
Os cursos de artesanato para pacientes realizados na Fuam são possíveis devido à parceria entre a instituição, Fundação para Controle de de Hanseníase no Amazonas (Fudhans) e DAHW, instituição alemã que atua em diversos países do mundo, contribuindo para o combate à hanseníase.
O objetivo desta atividade é gerar renda e até mesmo contribuir para o resgate da autoestima dos pacientes, muitos afastados do mercado de trabalho e convívio social; em alguns casos devido às complicações causadas pela doença, outros pelo preconceito que ainda existe com pessoas que estão em tratamento e até curadas da hanseníase.
As atividades são adequadas à realidade dos pacientes e inclui desde o planejamento de custos para produção e lucro a ser obtido com a venda, até as técnicas artesanais para a produção das peças.
Dentre os cursos oferecidos, estão: pintura em tecido, bonecas de pano, confecção de artigos em tecido – como bolsas, capas para celular e lixeiras para carro – além de enfeites temáticos, aproveitando datas comemorativas como dia das mães, páscoa e natal.
As atividades são gratuitas e destinadas aos pacientes e ex-pacientes da Fundação Alfredo da Matta e são sempre realizadas na sede da Fuam, com instrutores contratados.

