A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) oferece diversos serviços de atendimento à saúde da população no combate a doenças como Hanseníase, Dermatoses e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Visando melhorar cada vez mais estes serviços, a instituição mantém uma Assessoria de Humanização e Ouvidoria que, através de sugestões, solicitações, denúncias e reclamações de usuários e funcionários, trabalha para contribuir com a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pela Fundação, levando aos setores competentes, as demandas do público.
A Assessoria de Humanização e Ouvidoria da Fuam (ASSEHO) faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Administrada pelo Assessor de Humanização e Ouvidoria, Roger Neves de Assis, o setor atende todos os usuários e funcionários da Fuam por meio de telefone, e-mail ou por contato direto no próprio setor.
Segundo Roger Neves o Sistema de Ouvidoria do SUS funciona interligado ao Ministério da Saúde, contribuindo para resolução dos problemas. “As Ouvidorias de saúde fazem parte do sistema ‘Ouvidor SUS’, com isso, todas as reivindicações dos usuários chegam a esse sistema que, por sua vez, chega a Ouvidoria do Ministério da Saúde, gerando um controle total de tudo o que é reivindicado na rede nacional de saúde e contribuindo para uma melhor comunicação e resolução dos problemas.”
Roger, que é psicólogo, destaca ainda que o SUS realiza anualmente eventos locais e nacionais; seminários de ouvidoria que visam aperfeiçoar os ouvidores para um melhor serviço. “Já participei de treinamentos aqui mesmo em Manaus, mas em 2013 participei de um seminário em Brasília, e este ano já está previsto mais dois eventos ainda sem data marcada”.
Assessoria de Humanização e Ouvidoria da Fuam
A Assessoria de Humanização e Ouvidoria da Fundação Alfredo da Matta tem como objetivo trabalhar pela humanização dos serviços, relações interpessoais positivas no ambiente de trabalho entre os servidores e em prol da qualidade dos serviços prestados aos usuários e funcionários.
Criada em 2007, a Ouvidoria faz parte do Sistema de Ouvidoria do SUS e realiza atendimentos a usuários e servidores. Anualmente, o setor também realiza a “Pesquisa de Satisfação com Usuários” visando detectar o índice de satisfação que a população que freqüenta a instituição tem com a Fuam. O psicólogo Roger Neves é atual o responsável pelo setor e atua no cargo desde 2010.
Em 2013, a ouvidoria teve um total de 25 reivindicações, três sugestões e quatro elogios, entre usuários e funcionários, e segundo Roger Neves, apesar de ser um número pequeno, significa que a Fuam cumpre o máximo de serviço básico possível. “Com esses pequenos números de reivindicações, entendemos que o trabalho realizado aqui apresenta poucas falhas e os principais elogios que recebemos é acerca do atendimento e a resolução dos problemas, principalmente no agendamento rápido de consulta e o abastecimento de remédios.”
Os atendimentos da Assessoria de Humanização e Ouvidoria da Fundação Alfredo da Matta podem ser feitos pessoalmente no setor de Ouvidoria, pelo telefone 3632-5805, ou ainda pelo email do Assessor Roger Neves, rogerassis@fuam.am.gov.br.
O atendimento é de Segunda a Sexta-Feira nos horários das 7h da manhã às 12h e das 13h30min às 16 horas.