WhatsApp Image 2025-11-22 at 16.09.46

O objetivo foi reduzir o tempo de espera para pacientes diagnosticados com câncer de pele que aguardam por procedimento

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), finalizou, na tarde deste sábado (22), dois dias de intensificação de cirurgias dermatológicas. A ação fez parte do mutirão Opera+ Amazonas. No final, foram atendidos 85 pacientes, a maioria, cerca de 90%, portadores de lesões de câncer de pele. Dos pacientes contatados pela equipe da Fuham, apenas dois faltaram, tendo sido substituídos por outros nomes da lista de espera da unidade.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a intensificação de cirurgias continua até o final do ano. “Estamos ofertando para além do que já está previsto na rotina da unidade, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes da Fundação Alfredo da Matta que aguardam por uma cirurgia”, disse.

O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, considerou positivo o resultado final da ação, pelo número de cirurgias realizadas. “Estamos felizes com o resultado, em busca de cumprir as metas estabelecidas e ajudando a população, diminuindo tempo de espera. Até o final do programa (Opera+Amazonas), no mês de dezembro, é chegarmos a 500 cirurgias (dermatológicas) realizadas”, afirmou Chirano.

Trabalho extra

Mutirão_Fuham_Dia2_cPara realizar os dois dias de mutirão, a Fuham mobilizou cerca de 40 profissionais, entre médicos dermatologistas, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio administrativo, informática, manutenção e farmácia. No primeiro dia de atendimento, 42 pacientes passaram pelo Centro Cirúrgico da Fuham. Além do atendimento relativo ao procedimento, os pacientes receberam medicação pós-cirúrgica na Farmácia Especializada.

Por volta das 15h30, uma das últimas pacientes a saírem do Centro Cirúrgico foi a dona de casa Zélia da Costa de Souza (63 anos). Ela se mostrou surpresa porque, desde o dia em que foi diagnosticada com a lesão maligna, levou cerca de 20 dias para chegar à mesa de cirurgia. “Eu queria agradecer a Deus, em primeiro lugar, e a todas as pessoas daqui que me trataram bem. Eu fui logo chamada e foi realizada a cirurgia”, comemorou Zélia.