Com o apoio da Fundação Alfredo da Matta, a Ordem das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria e Fundação de Hanseníase, realizaram dia 22 de dezembro, o Natal da Solidariedade para pacientes portadores de hanseníase, que estão em tratamento na Fundação.O evento também contou com a participação do Coral da Igreja Adventista.
O Natal da Solidariedade foi realizado na Fundação Alfredo da Matta e contou com a participação de cerca de 30 pacientes portadores de hanseníase, de servidores da Fundação e público usuário .
No primeiro momento, o coral da Igreja Adventista apresentou musicas natalinas, em seguida os presentes ouviram as mensagens de paz e de fé cristã da Irmã Ângela Torrecilla, irmã franciscana de Maria e do pastor responsável pelo grupo de artistas presentes.
A hanseníase é uma doença que tem cura e para detectá-la basta a pessoa fazer um exame de pele, numa unidade de saúde da Rede Pública de Saúde, de forma totalmente gratuita. Os portadores da doença são assistidos pela Fundação Alfredo da Matta que além da assistência médica e de enfermagem, fornece a medicação para o tratamento.
A situação epidemiológica e operacional da hanseníase no Estado do Amazonas em 2009, aponta 822 casos da doença, sendo 714 ( 86,9%) de casos novos e 58 ( 7,0% )recidivas , 40 (4.9% ) outros reingressos e 10 ( 1,2% )transferência de outros estados. Do total de casos novos, 315 ( 44,1% ) residentes em Manaus e 339 ( 55,9% ) residentes em outros municípios.
A redução de casos em menores de 15 anos,é uma prioridade do Ministério da Saúde / Programa Nacional de Controle da Hanseníase / Secretaria de Vigilância em Saúde. Os casos de crianças têm uma relação com doença recente e focos de transmissão ativos, por isso seu acompanhamento é relevante para o controle da hanseníase. O Programa Nacional estabeleceu uma meta de redução do coeficiente de detecção de casos novos em menores de 15 anos de 10% no país, até o ano 2011.
