Foto: Arquivo/Fuam
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), com objetivo de diminuir a fila de espera em consultas dermatológicas agendadas pelo Sistema Nacional de Regulação – Sisreg, realiza neste sábado, dia 16 de junho, de 8 às 12 horas, em parceria com o Complexo Regulador do Amazonas, um Mutirão Dermatológico que tem como público-alvo, exclusivamente, pacientes que já aguardam consulta na fila do sistema. Serão 1.350 consultas na área da dermatologia geral, além da disponibilização de serviços como testagem para HIV, aconselhamento e atendimento farmacêutico.
Este é 2º Mutirão Dermatológico em parceria com o Sisreg realizado pela Fuam em 2018. “No primeiro mutirão, realizado em março, disponibilizamos 900 fichas para pacientes que já aguardavam consulta pelo sistema; mas encerramos o dia de trabalho com 1.013 atendimentos”, explica o Diretor Presidente da Fuam, Helder Cavalcante. O resultado foram três casos de Hanseníase, dois casos de HIV, nove casos de Sífilis, dois de ceratose actínica, 13 de câncer de pele, além de 263 dermatoses diversas identificadas.
Segundo Helder Cavalcante, a dermatologia é a 4ª maior especialidade em número de pacientes que aguardam na fila de espera do Sisreg no Estado do Amazonas, por isso, Fuam e Complexo Regulador tem realizado sistematicamente mutirões de atendimento. “O objetivo é desafogar a fila de espera, dar celeridade para que mais pessoas possam ter vez e ter acesso a este atendimento de grande demanda”, conclui o Diretor Presidente da Fuam.
Além do atendimento médico dermatológico, os pacientes passam por exames de pele, tem acesso a testes como de HIV e outros procedimentos. São pacientes de Manaus e até alguns vindos de municípios próximos; todos já possuem consultas agendadas pelo Sisreg e são contactados pelo próprio Sistema Regulador, de acordo com a ordem de espera.
O Sistema Nacional de Regulação – Sisreg é uma ferramenta WEB, criada com o objetivo de organizar e controlar o fluxo de acesso aos serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É através deste Sistema que os pacientes tem acesso às consultas dermatológicas para a Fuam.

