Com o slogan "Viver melhor é viver sem preconceito", a Coordenação Estadual de DST/Aids/FMTAM, com o apoio da Fundação Alfredo da Matta, abriu, no dia 24 de novembro, no Auditório Damião Litaiff, a Semana Oficial de Combate à Aids, que vai de 24 de novembro a 1º de dezembro de 2009.
Presentes ao evento, autoridades de saúde e segmentos sociais. Quem representou a Fundação Alfredo da Matta, foi a Dra Paula Bessa, diretora em exercício.
Na semana de 24 de novembro a 1º de dezembro de 2009, as Unidades de Saúde estarão intensificando atividades de atendimento, orientações em salas de espera, distribuição de preservativos e material educativo. No dia 1º de dezembro, acontece uma passeata de mobilização, no Centro da cidade, para sensibilizar a população em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis e à Aids.
Como está a doença no Estado do Amazonas
De janeiro a maio de 2009, foram registrados pelo SINAN – Sistema de Notificação e Agravos, 08 casos de Aids em homossexuais, 05 casos em bissexuais, 42 casos em heterossexuais e 02 casos na categoria usuário de drogas. Também foram registrados 47 casos de indivíduos acometidos pela doença sem definição de forma de exposição.
A Taxa de Incidência da Infecção pelo HIV / Aids, no Estado do Amazonas por faixa etária e ano de diagnóstico para indivíduos maiores de 13 anos, apresenta valores mais elevados nas faixas de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
