A Fundação Alfredo da Matta, em parceria com o Ministério da Saúde / Programa Nacional de Controle da Hanseníase, realiza no período de 26 a 30 de abril de 2010, no Hotel Comfort / Distrito Industrial, a Capacitação de Multiplicadores para ações de monitoramento e avaliação em Hanseníase no Amazonas.
O evento foi aberto pela Dra. Adele Benzaken, Diretora-Presidente da Fundação, e equipe técnica do Programa Nacional de Controle da Hanseníase. Participam do evento 35 profissionais de saúde que trabalham do Programa Municipal e Estadual de Hanseníase no Amazonas.
Sob a responsabilidade da Diretoria Técnica / Departamento de Ensino e Pesquisa da FUAM, o evento é mais um módulo de treinamento programado pelo Convênio 628, assinado pela Fundação e Ministério da Saúde / Fundo Nacional de Saúde/ Programa Nacional de Controle da Hanseníase, no valor de 1 milhão de reais, repassados por etapa, contemplando além dos treinamentos, pesquisas, materiais e equipamentos permanentes para vigilância e prevenção da Hanseníase no Amazonas.
Com 55 anos de história, a Fundação Alfredo da Matta trabalha como Centro de Referência em Hanseníase, Dermatologia Tropical e DST com relevância mundial. A Instituição é também Centro Colaborador para o Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Organização Panamericana de Saúde, órgãos que estimulam projetos nas áreas citadas, por todo trabalho desenvolvido com êxito, no Amazonas.
Neste módulo estão trabalhando pela equipe técnica as profissionais: Kátia Maria Souto (Brasília/DF), Rose Marie Caetano (Brasília/DF), Margarida Cristina Rocha ( Brasília/DF), Léa Márcia Costa (São Luiz / Maranhão), e Emília Pereira (FUAM / Amazonas).
Como participantes estão 35 profissionais que trabalham nas coordenações de Hanseníase dos municípios de: Apuí, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Coari, Parintins, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Semsa/ Manaus/Central, Semsa /Manaus Disa Leste, Semsa/Manaus/Disa Norte e Semsa/Manaus/Disa Rural.
