O Ministério da Saúde escolheu dez capitais brasileiras para realizar pesquisa sobre comportamento, atitudes, práticas e prevalência de HIV e Sífilis entre homens que fazem sexo com homens. As capitais brasileiras escolhidas foram: Manaus, Brasília, Recife, Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Santos, Rio de Janeiro e Itajaí. A Fundação Alfredo da Matta coordena a pesquisa em Manaus, cidade que respondeu ao Ministério antes do prazo estipulado.

      A pesquisa em Manaus está sendo realizada  pela Fundação Alfredo da Matta. O período de trabalho da primeira etapa foi de outubro / 2007 a fevereiro de 2008. O grupo de trabalho tinha como meta atender 350 participantes e como resultado obtido, foram  atendidos 375 homens e realizadas 335 testagens.

      A pesquisa está sendo feita com critérios de inclusão. A amostra do estudo é composta de  homens com 18 anos completo ou mais, independente de sua orientação sexual. Os participantes devem ter tido pelo menos uma relação sexual com homens nos últimos doze meses. A aceitação de condições para participar são : responder um questionário e estar disposto a convidar pares para participar do estudo.

      Para chegar ao público alvo,a Fundação montou estratégia com o Grupo de Apoio Local ( GAL), Movimento LGBT, Coordenação Estadual e Municipal  de DST/AIDS, Secretaria de Estado da Justiça,SEMDIA e SEMASC. O trabalho foi iniciado com seis participantes intitulados “sementes” iniciais do projeto.

      Atualmente o projeto está na segunda fase com prazo previsto até 2009, e tem como justificativa a alta prevalência da Sífilis e HIV detectados na amostra inicial. Para garantir sua finalização, a Fundação Alfredo da  Matta ,na pessoa da Dra. Adele Benzaken, reuniu com a  UNAIDS/ ONU ( Conjunto de Nações Unidas sobre HIV/AIDS) patrocinadora da pesquisa, garantindo verba complementar, visando alcançar uma estatística significativa das doenças trabalhadas em Manaus.

      O resultado da pesquisa já aponta dois fatos importantes: a cidade de Manaus foi a única que completou a amostra antes do tempo previsto com 781 participantes até o dia 02 de abril de 2009. De posse desses dados epidemiológicos serão sugeridas políticas públicas com ações de saúde local e nacional para este grupo específico.

      Os testes rápidos são realizados na Fundação Alfredo da Matta e os resultados  são fornecidos  durante o aconselhamento pós teste na mesma visita.. Os participantes com HIV positivo são encaminhados aos serviços de referência para tratamento e acompanhamento. Os pacientes com resultados positivos de Sífilis são encaminhados para tratamento no ambulatório Alfredo da Matta.