No período de 23 a 30 de março de 2009, a equipe de cirurgia da Fundação Alfredo da Matta, esteve no município de Manacapuru realizando cirurgias corretivas em pacientes portadores de hanseníase.
O trabalho coordenado pelo Dr. Pedro Aurélio foi dividido em várias atividades. Na parte de preparo foram avaliados 19 pacientes, 13 consultas médicas pré- operatória e 10 consultas médicas pós-operatória. Os procedimentos médicos e de enfermagem foram: 01 biópsia de nervo, 24 curativos cirúrgicos, 13 calhas de gesso e 01 bota de gesso.
A equipe realizou cirurgias preventivas e corretivas. Nas cirurgias preventivas foram realizadas: 04 neurolises no nervo ulnar, 04 neurolises no nervo mediano, 07 neurolises no nervo fibular comum e 07 neurolises no nervo tibial posterior. As cirurgias corretivas foram duas: alongamento do tendão de Aquiles esquerdo e tenoplastia de sriniwasand esquerdo.
Como atividades preventivas a equipe realizou 01 adaptação de calçado com palmilha simples e 10 orientações de altos cuidados.
O trabalho realizado no município de Manacapuru teve apoio das autoridades locais e das equipes de enfermagem do hospital local. As estratégias usadas para que os pacientes se apresentassem ao local de atendimento foram convites pelo rádio e visitas domiciliares.
Para desenvolver este tipo de ação, a Fundação Alfredo da Matta também conta com a parceria da DAHW – Instituição Alemã que trabalha no Amazonas há trinta anos, prestando auxilio financeiro para realização de procedimentos cirúrgicos em portadores de hanseníase.
A hanseníase é uma doença milenar, de grande preocupação em saúde pública, de fácil detecção e que ainda apresenta um número expressivo de casos no Brasil, especialmente nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.
A suspeita de hanseníase se baseia na presença de um ou mais sinais e sintomas, como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas e inchaço nas mãos e nos pés; nódulos (caroços) no corpo.
A hanseníase no Estado do Amazonas está sendo sistematicamente monitorada e avaliada pela equipe da Fundação Alfredo da Matta. Em 2008 foram detectados 742 casos novos, sendo 425 pacientes masculinos e 317 pacientes femininos. Em tratamento no Estado estão 1.250 pacientes. O município de Manacapuru apresentou em 2008 em total de 22 casos novos. O município foi o quinto em número de casos.