A Fundação “Alfredo da Matta” e Fundação Nacional de Saúde estiveram reunidas com a equipe da Coordenação Nacional de DST/Aids, coordenada pelo Dr.Valdir  Pinto, nos dia 03 e 04 de dezembro de 2007, para definir  o investimento de 500 mil dólares doados pela Fundação Bill Gates,que serão aplicados no PAISS – Projeto por uma Amazônia Indígena sem Sífilis.

O trabalho de parceria entre o Ministério da Saúde /CNDST, Fundação “Alfredo da Matta “ e Fundação Nacional de Saúde, abrangerá sete Distritos Sanitários situados no Amazonas: Vale do Javari,Alto e Médio Solimões,Parintins,Alto Rio Negro,Leste de Roraima , Reserva Ianomâmi e Manaus.

A verba doada pela Fundação Bill Gates comecará a ser repassada no mês de janeiro de 2008 e também será doado pela Fundação 58 mil Testes Rápidos para Sífilis e garantida a compra de insumos.

A primeira fase foi programada para treinamento de 436 profissionais que trabalham nos 73 pólos base dos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs).

O tratamento além de simples é rápido e além de diagnosticar a Sífilis, o portador recebe na hora o tratamento com três doses únicas de penicilina, com intervalos de uma semana.

Falando do projeto a dra. Adele Benzaken afirma:”vamos atingir cerca de 68 mil pessoas com vida ativa sexual e à partir desse trabalho poderemos saber a médio prazo a prevalência da doença tanto entre as populações sexualmente transmissíveis quanto entre às gestantes”.