Um pedaço da história da Hanseníase no Amazonas é o tema principal do livro “Antônio Aleixo: de leprosário a bairro de Manaus”, de autoria da Assistente Social, servidora recém-aposentada da Fundação Alfredo da Matta, Tomázia Tavares. A obra será lançada no próximo dia 13 de outubro, às 11 horas, no Auditório Damião Litaiff, localizado na sede da FUAM.

Para narrar um pouco da história da doença em nosso Estado, Tomázia utiliza como cenário o antigo Leprosário Antônio Aleixo, relembrando histórias desde sua fundação até sua desativação e transformação em bairro: “O livro faz um resgate da Hanseníase no Brasil, no Amazonas até chegar à história do Leprosário”, afirma a autora.

Para a realização da obra, Tomázia reviveu a época em que atuou como assistente social na ex-colônia. “Confesso que o meu primeiro contato com os pacientes me deixou chocada, mas não desanimei, pois aquele trabalho era para mim um desafio humano e profissional”, destaca em trecho da apresentação do livro.

Com base em sua experiência (a Assistente Social atuou na Colônia Antônio Aleixo de 1978 a 1982), três anos de muita pesquisa, visitas e entrevistas com outras pessoas que vivenciaram a história da antiga Colônia, Tomázia Tavares aborda questões como a história da lepra no Brasil, na Amazônia e no Amazonas; o Leprosário Antônio Aleixo; a desativação do Hospital; as inúmeras dificuldades, a comunidade e o bairro em que a Colônia se transformou.

O resgate dessa história é recheado de imagens; registros fotográficos de uma época em que a Hanseníase – a lepra – não tinha cura, avançava no Estado, contava com poucos profissionais e principalmente: enfrentava grade preconceito.

Vale à pena conhecer um pouco mais dessa história!

Sobre a autora

Tomázia Tavares nasceu em Barreirinha e estudou Serviço Social na Universidade Federal do Amazonas.

Especialista em Epidemiologia pela Fiocruz, Serviço Social e Política pela Universidade de Brasília e Gerontologia Social pela Faculdade Salesiana Dom Bosco, atuou no antigo Leprosário Antônia Aleixo de 1978 a 1982, participando da Comissão de Desativação do hospital.

Após essa experiência, iniciou suas atividades na Fundação Alfredo da Matta, permanecendo na instituição até o ano de 2010.

A dedicação e o amor ao trabalho lhe renderam uma vasta experiência e conhecimentos que a profissional não quis guardar somente para si: com recursos próprios, trabalhou durante três anos para a realização de uma obra que agora é compartilhada com todos.

SERVIÇO

Lançamento do livro: Antônio Aleixo: de Leprosário a Bairro de Manaus – Tomázia Tavares
Data: 13/10/2011
Local: Auditório Damião Litaiff / Fundação Alfredo da Matta – rua Codajás, nº 24, Cachoeirinha
Horário: 11h
Exemplares do livro estarão à venda no local.