A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) iniciou nesta terça-feira, dia 26 de julho, mais uma turma do Curso Básico em Hanseníase por videoconferência. A atividade – que tem como público alvo profissionais com graduação nas áreas da saúde de municípios do interior do Amazonas – será toda realizada à distância, através de videoconferências transmitidas da sede da Fuam para os polos nos municípios participantes.

P1120152O curso – transmitido diretamente da Sala de Videoconferência Ir. Maria Ângela Alcade Torrencilla/Fuam – foi aberto pelo Diretor Presidente da instituição, Dr Helder Cavalcante; e teve como primeira palestrante a enfermeira, professora mestre da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jacqueline Sachett, abordando os temas “Telessaúde: Conceito, Princípios e Aplicações” e “Princípios éticos e normas legais da telessaúde”.

O Curso Básico em Hanseníase por videoconferência faz parte do projeto de pesquisa “Avaliação da efetividade do Programa de Educação Permanente em Ambientes Virtuais (telessaúde) mediante monitoramento e avaliação em municípios do Amazonas, com foco em Hanseníase”; que tem como coordenadora a médica da Fuam Dra Maria Graça Cunha e equipe de pesquisadores: Luiz Cláudio Dias, Valderiza Pedrosa, Nádia Pimentel, Rossilene Cruz e Maria Leide Wand Del Rey.

Realizado pela Fundação Alfredo da Matta, através do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia, Diretoria de Ensino e Pesquisa, Gerência de Ensino e Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fuam (NUTES/Fuam), a ação tem apoio da UEA, Telessaúde/Núcleo Amazonas, Fundação Novartis para Sustentabilidade, Fundhans, Dahw e Fapeam. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, até o dia 18 de agosto.

Diagnóstico, tratamento, prevenção de incapacidades físicas e autocuidado, diagnóstico diferencial, vigilância epidemiológica e aspectos sociais da hanseníase estão entre os temas que serão abordados; através de aulas expositivas e dialogadas, discussões de casos clínicos e exercícios.

Profa. Jacqueline foi a primeira palestrante do curso.

Participam do curso, profissionais dos municípios que fazem parte do projeto – Coari, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e São Gabriel da Cachoeira – e de profissionais de municípios que manifestaram interesse em participar: Careiro Castanho, Eirunepé, Itamarati, Juruá e Tabatinga, totalizando cerca de 250 profissionais.

Além destes, participam ainda, alunos de graduação do curso de Saúde Coletiva da UEA e profissionais da rede, somando um público de cerca de 460 alunos, de 14 municípios do interior e de Manaus.