
A reunião do mês de outubro, do Grupo de Autocuidado da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) foi diferente. Na manhã da sexta-feira (18/10) os participantes realizaram um passeio em dois pontos turísticos de Manaus como forma de comemorar um ano de retomada das atividades do Grupo, depois de um período inativo.
“Todos os meses, o Grupo de Autocuidado se reúne, com o objetivo proporcionar não só atividades de cuidados físicos, mas também pensamos no lado emocional, no lado mais mental e como hoje nós completamos um ano de retorno, após a pandemia, os próprios pacientes sugeriram – porque tudo é ideia deles – fazer uma atividade diferente, conhecer alguns pontos turísticos de Manaus, até porque a maioria não conhece e assim tornar a reunião diferente”, explica Alexandra Costa, uma das coordenadoras do Grupo.
Juntamente com a equipe da fisioterapia da Fuham, apoio da área de serviço social e de servidores da Fundação, os participantes do Grupo visitaram o Mirante Lúcia Almeida, localizado no início da avenida 7 de Setembro, no Centro de Manaus; e o Zoológico do Cigs, localizado no bairro São Jorge, Zona Oeste da cidade.
Josernades Oliveira é um dos frequentadores das reuniões do Grupo de Autocuidados da Fuham e ficou feliz com o passeio. Para ele, atividades como essa são importantes para fortalecer a união do grupo e compartilhar momento.
“Achei muito boa a ideia dessa atividade de hoje, para mim foi um excelente passeio, está sendo bom. Nós que fizemos tratamento há muitos anos, é muito bom interagirmos, estar num local desses, em um ambiente desse; agradeço a liderança de estar nos trazendo aqui, e estou me sentindo muito tranquilo e em paz de estar com os meus irmãos do grupo Alfredo da Matta”, relata.
O Grupo de Autocuidado reúne mensalmente seus participantes, pacientes que já concluíra o tratamento ou fazem algum tipo de acompanhamento na Fundação, seus familiares e também servidores da instituição. O grupo existe desde 2010, na Fuham, com o objetivo de estimular e orientar a todos sobre o cuidado de si mesmo e o autoconhecimento, além de estimular a autoestima e o bem-estar, em busca de melhor qualidade de vida.