
A reunião do mês de abril, do Grupo de Autocuidado da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizada nesta sexta-feira (26/04) abordou o tema “Prevenção Odontológica na hanseníase”, destacando a importância da saúde bucal dos pacientes.Segundo a odontóloga da Fuham, Carla Jaime, o objetivo do encontro foi focar na prevenção e cuidados com a saúde bucal, com um olhar especialmente voltado para as necessidades de um paciente de hanseníase que precisa manter-se vigilante com a saúde de um modo geral.
“O nosso foco hoje é na prevenção de incapacidades, quanto aos cuidados odontológicos para que [os pacientes] não tenham infecções que possam exacerbar o quadro reacional desse paciente”, explica.
Estados reacionais em pacientes de hanseníase são intercorrências que podem acontecer, por manifestação do sistema imunológico do paciente. Devem ser acompanhados pelo especialista para que não haja comprometimentos graves na saúde deste paciente.
“A odontologia é só uma parte dos autocuidados necessários num paciente de hanseníase; a reação é multifatorial no organismo e se tem foco odontológico – e normalmente temos muito – isso agrava, às vezes o estado reacional tem origem na boca, mas nem sempre é assim, não é o único motivo”, complementa Carla.

Os pacientes foram orientados sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, higienização correta, necessidade de visitas regulares ao especialista e ainda receberam kits contendo escova de dentes, pasta e fio dental.
Finalizando a palestra, a fisioterapeuta da Fuham, Alexandra Costa, gerente do setor de Prevenção de Incapacidades Físicas da Fuham, lembrou os participantes que para cada paciente, se for o caso, é possível fazer a adaptação nas escovas de dentes, tornando mais fácil o manuseio da mesma, já que alguns pacientes de hanseníase, podem ter como sequela da doença, dificuldades na pega, na força para segurar objetos ou dificuldades de coordenação motora.
Na Fuham os pacientes da unidade podem ter acesso à consulta odontológica, por encaminhamento médico ou solicitando consulta diretamente na sala de odontologia.
