A Fundação Alfredo da Matta, realiza no período de 17 a 21 de agosto de 2009, o Curso de Atualização em Hanseníase, para profissionais médicos e de enfermagem dos municipios amazonenses. O Curso é financiado pelo Ministério da Saúde/PLANVIGI.

Participando do Curso de Atualização em Hanseníase estão os profissionais dos municipios de Apuí,Amaturá,Anori,Barreirinha,Boa Vista do Ramos,Canutama,Manaquiri,Nhamundá,Novo Aripuanã,Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença,São Gabriel da Cachoeira e Santo Antonio do Içá.

Como objetivos propostos estão: a capacitação de recursos humanos para a implementação das ações de controle da doença no Amazonas, a discussão dos objetivos e metas desssas ações, a identificação da hanseníase no Estado, a identificação do perfil epidemiológico e a aplicação de exames diagnósticos.

A metodologia aplicada permitirá que o profissional, à partir da sua experiência acumulada, se instrumentalize para melhoria na qualidade do atendimento do individuo acometido pela hanseníase.O processo se dá com aulas prático-teóricas e estudo de casos clínicos.

Como conteúdo programático,os participantes receberão orientações e discutirão  a hanseníase, a sua etiologia,transmissão, classificação e manifestação clínica, diagnóstico diferencial, estados reacionais, ações de enfermagem, diagnóstico laboratorial, aspectos sociais e operacionalização das ações de controle , vigilância epidemiológica, tratamento e efeitos adversos e prevenção de incapacidades.

As ações de controle e eliminação da hanseníase estão implantadas nos 62 municipios, no Estado do Amazonas. Em 2008 do total de 712 serviços de saúde existentes, 270 ( 38,8%) possuíam ações de controle da doença, sendo 132 ( 48,9%) na capital ( Manaus) e 138 ( 51,1%) no interior.