A Fundação Alfredo da Matta inicia os treinamentos do ano de 2010, treinando sessenta médicos da rede básica e das Casas de Saúde da Família. Na programação, noções teórico-práticas sobre dermatologia geral, hanseníase e leishmaniose.

Coordenando os treinamentos está a Dra. Paula Bessa – médica dermatologista da Fundação Alfredo da Matta. As aulas teóricas aconteceram nos dias 22 e 23 de fevereiro e as aulas práticas, divididas em três turmas, foram iniciadas dia 1º de março, sob a responsabilidade dos médicos da Fundação, José Carlos Sardinha e Luiz Cláudio Dias.

Segundo Paula Bessa, os médicos recebem nestes treinamentos noções básicas das doenças dermatológicas, desde as mais simples até as mais complexas, além de hanseníase e leishmaniose. Após o treinamento, os profissionais ajudarão com mais precisão, na identificação de casos, fazendo a triagem dos mais complexos e referenciando-os para a Fundação. As aulas práticas, afirma Paula, completam as orientações, pois os profissionais verão na prática as orientações repassadas.

Dados estatísticos de 2009 da Fundação Alfredo da Matta revelam que as doenças dermatológicas apresentaram resultados: 7.830 outras dermatoses, com destaque para as dermatoses não especificadas – 1.513 casos e dermatoses alérgicas – 1.509 casos. Os casos de leishmaniose revelaram 79 atendimentos. Em relação à hanseníase, foram notificados 389 casos novos. Hoje, estão em tratamento 1.309 pessoas portadoras da doença.