A Direção da Fundação Alfredo da Matta recebeu oficio da Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde informando que a instituição continuará  com a titulação de Centro Colaborador no controle, treinamento e pesquisa em hanseníase, função que já vem atuando  desde 1998 . A atual renovação vai até o ano de 2014.

Desde ao ano de 1998, a Fundação Alfredo da Matta tem se mantido como Centro Colaborador nas áreas de ensino, pesquisa e controle para as Américas. O Estado do Amazonas já foi por muitos anos o primeiro em número de casos e pelo trabalho realizado no decorrer dos anos, hoje estamos no sexto lugar em número de casos. 

Para a  diretor- presidente Carlos  Chirano, “ser Centro de Referência em Hanseníase, significa dizer que  a Fundação cumpriu todas as normas estabelecidas nas três áreas de ação : controle, treinamento e pesquisa, com qualidade de trabalho,fruto de uma grandioso esforço da instituição em manter o índice da hanseníase cada vez mais decrescente no Estado do Amazonas”. 

Os  resultados esperados de um Centro Colaborador a nível global pela Organização Mundial de Saúde, é a efetiva coordenação e suporte dado pelos países membros com o objetivo de fornecer acesso a intervenções para prevenção, controle, eliminação e erradicação de doenças tropicais negligenciadas, incluindo doenças  zoonóticas, a todas as populações.