A Sociedade Brasileira de Dermatologia / Regional Amazonas realiza no dia 05 de dezembro de 2009, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. O evento terá a participação e apoio da Fundação Alfredo da Matta, Ambulatório Araújo Lima, Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e Fundação Cecon. O horário de atendimento ao público será de 8 às 16 horas.
A cada ano, a Socidade Brasileira de Dermatologia vem realizando as campanhas de conscientização e educação sobre o câncer de pele, doença que acomete mais as pessoas de pele clara e com idade acima de 40 anos.
O que é câncer de pele e quais o sintomas
Existem três tipos de câncer de pele: o Carcinoma Basocelular é o mais frequente, com 70% dos casos, sendo mais comum após os 40 anos de idade e em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos. O Carcinoma Espinocelular é o segundo tipo mais comum e pode provocar metástase. Entre suas causas, além da exposição prolongada ao sol, sem proteção, estão o tabagismo, a exposição à substâncias químicas como arsênio e alcatrão, além de alterações na imunidade. O Melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Normalmente, inicia-se com uma mancha escura e pode levar à morte se não houver um diagnóstico e tratamento precoce. É mais frequente em pessoas de pele clara e sensível.
Os sinais mais comuns do câncer de pele aparecem após os 35 anos e após uma vida toda de exposição ao sol sem protetor solar. Pode aparecer através de uma ferida que não sara, uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada e pintas, sinais e verrugas que crescem e mudam de cor. Nos homens, a maior incidência é no tronco, na cabeça ou no pescoço. Já nas mulheres é mais comum nos braços e pernas. (Dados Bonde-Saúde).
Em 2008, os resultados da Campanha em Manaus e município de Tabatinga, foram de 1.068 exames dermatológicos com diagnóstico clínico. Destes, 143 (14%) foram de lesões pré-malignas; 94 (8,8%) casos de câncer, sendo 68 (72%) de Carcinomas Basocelulares, 13 (14%) de Carcinomas Espinocelulares, 6 (7%) de Melanomas e 07 (7%) casos de outros tumores malignos de pele. Foram realizadas 32 biópsias e 124 cirurgias. As instituições trabalharam com suas equipes multiprofissionais, num total de 140 profissionais, para atender à demanda.
Na Fundação Alfredo da Matta são atendidas, semanalmente, cerca de 80 pessoas com casos de câncer de pele que vêm à procura de tratamento e são oriundas de Manaus, interior do Estado e de outros Estados limítrofes.
