Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2008, estiveram na Fundação Alfredo da Matta, duas técnicas do Ministério da Saúde que juntamente com os profissionais do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fundação , discutiram e analisaram a prevalência e detecção da Hanseníase no Estado do Amazonas nos últimos anos.O resultado de todo esse trabalho é de uma redução significativa de casos.O coeficiente de detecção no Estado do Amazonas passou de 7,42/ 10 mil habitantes em 1987 para 2,15 / 10 mil habitantes no ano de 2007 , o que representou uma redução de 71,0% de casos.
Esse resultado atribuído, deve-se ao trabalho ininterrupto dos profissionais envolvidos nas ações de controle, adotando diferentes estratégias ao longo dos anos. A reunião objetivou iniciar um processo de elaboração do Plano Estadual que trabalhará para reduzir ainda mais os níveis de epidemia e para ampliar o impacto e a efetividade das ações da Hanseníase no Estado do Amazonas.
Como objetivos específicos propostos, o grupo discutiu os principais produtos do Programa; discutiu os principais indicadores da endemia no Estado; identificou aspectos que necessitam de adequação para otimizar as ações de controle; sistematizou subsídios para elaboração do Projeto de Avaliação colhidos junto aos participantes e elaborou cronograma de execução e conclusão do Projeto e apresentar aos parceiros locais para posterior execução.
A programação da reunião ocorreu em horário integral, com a apresentação das atividades coordenadas e/ ou desenvolvidas pelo Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fundação Alfredo da Matta – coordenadora Emília Pereira; da apresentação dos indicadores epidemiológicos da Hanseníase no Amazonas – epidemiologista Valderiza Pedrosa; da apresentação de modelo de avaliação para ações de controle da Hanseniase – estatístico Felicien Vasquez. Como técnicas do Ministério da Saúde estavam a Dra. Maria Aparecida Patroclo e Dra. Maria Lucia F.Penna. Como expositor das discussões e proposições apresentadas esteve o Dr. José Carlos Sardinha.
