A Fundação Alfredo da Matta / Departamento de Ensino e Pesquisa, recebeu dia 23 de junho de 2009, a visita do Dr. Masanori Matsuoka, pesquisador na área de Vigilância Epidemiológica, que veio expor aos profissionais da Fundação, seu trabalho de pesquisa em Hanseníase em relação a resistência medicamentosa. 

     Dr. Matsuoka expôs e evolução dos medicamentos para a doença desde a década de quarenta até os dias atuais. Como cientista desenvolve um trabalho na área de doenças infecciosas no National of Infectious Disesses Leprosy Reserach Center , no Japão

     Acompanhando o Dr. Matsuoka, também esteve na reunião, o Dr. Renato Gusmão, da Organização Mundial de Saúde. Na sua fala, explicou que “ o Brasil aceitou convite para fazer parte da rede global de vigilância em hanseníase e que para tal, a OMS montou um trabalho em relação a resistência medicamentosa em hanseníase obedecendo parâmetros e protocolos de como coletar uma amostra, tratar e proceder no laboratório Segundo ele , este trabalho for realizado sob a orientação do Dr. Matsuoka.” 

     Por ser Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde, nessa área, a Fundação acompanha e participa  do processo de pesquisas e avanços em relação a medicação para combater a doença.