A Fundação Alfredo da Matta foi homenageada, recebendo o “Premio Virgilio Palacio”, pelo trabalho de coordenação e execução de atividades de controle da Lepra no Estado do Amazonas. O Prêmio foi organizado pelo Hospital Monte Naranco e Médicos del Mundo com o apoio da Consejería de Salud y Servicios Sanitarios e da Consejeria de Bienestar Social e Vivienda do Governo do Principado de Austúrias, na Espanha.
O representante da Fundação Alfredo da Matta, o médico Luiz Cláudio Dias, foi quem recebeu o Prêmio das mãos do Dr. Rafael Quiros, Conselheiro de Saúde do Principado.
Após a premiação foi proferida a conferência “La Labor de La Fundação de Dermatologia e Venereologia Alfredo da Matta – FUAM” pela Dra. Maria Luiza Junquera Llaneza, médica dermatologista e chefe de Seção da Unidade de Doenças Sexualmente Transmissíveis de Oviedo e Gijón. Dra Maria Luiza foi quem inscreveu a Fundação Alfredo da Matta no Comitê da 7ª edição do concurso, após ter feito um estágio de longa duração na instituição, onde conheceu com detalhes, as atividades realizadas pela Fundação.
O Prêmio de Investigação Científica foi dado ao artigo “Emergencia del Linfogranuloma Venéreo en Europa. Cronologia del um brote en Barcelona (2007-2009)”, apresentado pelo Dr. Martí Vall Mayans, da Unidade de DST do Centro de Atencíon Primaria Drassanes, do Instituto Catalán de la Salud.
Dentre as autoridades presente na cerimônia, estavam Vicente Herranz – Diretor Gerente do Hospital Monte Naranco, Nieves Castaño Sánchez – Presidente dos Médicos del Mundo / Asturias, José Veja Martinez- Diretor de La Obra Social e Cultura/Cajastur (patrocinadora do evento), Rosa Polo – Secretária do Programa Nacional sobre Aids do Ministério de Saúde Pública e Política Social, Rafael Quiros – Conselheiro de Saúde, Noemi Martí – Conselheira de Bem-estar Social e Habitação, além dos pais, filha, irmã e esposa do Dr. Virgilio Palacio.
Quem foi Virgilio Palacio
Virgilio Palacio foi um médico asturiano, profissionalmente vinculado ao Hospital Monte Naranco de Ovieto, sócio e voluntário do grupo “Médicos del Mundo”. Falecido em 2001, foi uma das figuras mais importantes do campo de investigação e de tratamento das infecções de transmissão sexual e HIV/Aids. Foi também presidente da Fundação Anti-SIDA da Espanha, tendo como características marcantes, o espírito solidário e o compromisso humanitário.
Os Médicos del Mundo e o Hospital Monte Naranco escolhem os premiados analisando aspectos de natureza científica e observando elementos de intervenção sanitária e de orientação social. O Prêmio se divide em duas vertentes: a primeira reconhece um trabalho ou trajetória – individual, coletivo ou institucional – no campo da intervenção social e sanitária contra as enfermidades de transmissão sexual; já a outra vertente é científica e premia um projeto de investigação ou programa de intervenção no mesmo âmbito de conhecimento científico.
