A Fundação Alfredo da Matta recebeu do Centers of Disease Control and Prevention – CDC, “Certificate of Participation, WHO / CDC Syphilis Serology Proficiency Testing”, que é equivalente a um Certificado de participação de Controle Externo de Qualidade Internacional para Sífilis.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and PreventionCDC) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada no Condado de DeKalb, Geórgia, Estados Unidos, adjacente ao campus da Emory University e à leste da cidade de Atlanta.

Trabalha na proteção da saúde pública e da segurança da população, provendo informações para embasar decisões quanto à saúde e promove esta através de parcerias com departamentos estaduais de saúde e outras organizações. O CDC concentra a atenção nacional no desenvolvimento e emprego de prevenção e controle de moléstias (especialmente contagiosas), saúde ambiental, saúde ocupacional, enfermagem, prevenção de acidentes e atividades de educação sanitária, projetadas para aprimorar o bem-estar da população dos Estados Unidos da América.

O CDC em convênio com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), fornece amostras para Ensaio de Proficiência para Sorologias em Sífilis (controle externo de qualidade) à Instituições/Laboratórios da América Latina cadastrados neste programa.

Para o Farmacêutico-Bioquímico da Fuam Wallid Saleh, profissional responsável pela realização dos testes, “a importância deste trabalho de parceria é a Certificação Internacional da Qualidade do Exame oferecido pela Fundação Alfredo da Matta”. Ele lembra que a Fundação está cadastrada neste programa há mais de 10 anos.

Explicando a sistemática do trabalho, Wallid Saleh afirma que o CDC faz três remessas ao ano, o Laboratório de Imunologia da Fundação realiza os testes qualitativos e quantitativos e envia os resultados para a avaliação proficiência do CDC.

O Gerente de Laboratórios da FUAM, Farmacêutico Bioquímico Ewerton Sales, afirma que “desde de 2004 ao final de cada ano, a Fundação recebe o Relatório Anual de Avaliação dos Testes de Proficiência, sempre obtendo alto grau de concordância nos resultados ”.

certificadoNo contexto de Monitoramento da Qualidade, vale a pena ressaltar que o os Laboratórios da FUAM participam do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, oferecido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, este programa é realizado, através dos Ensaios de Proficiência das amostras enviadas mensal e trimestralmente e pelos questionários de Educação Continuada (avaliação teórica). Este Programa vem classificando como EXCELENTE os exames oferecidos pelo Laboratório da Fundação Alfredo da Matta desde 2009.

Os Indicadores Institucionais estabelecidos como metas para Certificação pela ISO 9001/2008, baseiam-se nos resultados obtidos do PNCQ. A Gerência de Laboratórios nos últimos anos tem mantido estes indicadores acima das metas.