A Fundação Alfredo da Matta, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública, está realizando o Curso de Baciloscopia para técnicos de laboratório que trabalham nas unidades de saúde dos municípios amazonenses.

Neste curso, que vai de 04 a 08 de outubro, os profissionais da Fundação estão treinando profissionais dos municípios de Itacoatiara, Urucará e Guajará. O objetivo é aperfeiçoar os técnicos de Laboratório em diagnóstico laboratorial da hanseníase com aplicação de técnicas de coleta de material, coloração e microscopia do bacilo (Mycobacterium leprae) e conhecer com detalhes os sinais e sintomas, tratamento e situação epidemiológica da doença.

A parte teórica do curso está sendo ministrada pela médica Liana Tubilla e a parte prática está sendo ministrada pelo bioquímico Jorge Ewerton e os técnicos Valcinei Santarém e Rodolfo Kenedy Silva.

A Hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo de contágio e o aparecimento dos sintomas são longos. A Hanseníase pode causar deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. A prevenção é fazer o exame de pele – 1 vez por ano, na rede pública de saúde.

O controle efetivo da Hanseníase enfrenta muitos desafios. O trabalho laboratorial para o diagnóstico final da doença é de grande importância, pois quanto mais cedo se detecta a doença, melhores os resultados do tratamento. O exame de baciloscopia é fundamental, pois é o que detecta a forma da doença e indica o tratamento mais adequado com precisão.