A Fundação Alfredo da Matta/Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis realizará, nos dias 09 e 11 de janeiro de 2010, atendimento nos presídios de Manaus, usando Testes Rápidos para HIV e Sífilis. A previsão é atender aproximadamente 850 presos (homens e mulheres) da Cadeia Vidal Pessoa e do Instituto Penal Antônio Trindade.
Para esta “Ação de DST”, a Fundação já realizou, nos dias 07 e 08 de janeiro, o treinamento de profissionais enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem que trabalham nas referidas unidades prisionais.
O atendimento, segundo a Diretora Presidente da Fundação Alfredo da Matta e coordenadora do evento, Dra. Adele Benzaken, será dividido em duas etapas: “a primeira etapa, no dia 09 de janeiro, atenderá cerca de 250 detentas (sexo feminino). A segunda, acontece dia 11 de janeiro, para cerca de 600 detentos do sexo masculino. Para o trabalho, a Fundação disponibilizou equipes multiprofissionais compostas de médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”.
Os Testes Rápidos são bastante efetivos e não precisam de estrutura laboratorial para serem aplicados. No Brasil, eles vêm agregar valor e ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV e Sífilis, principalmente em áreas de difícil acesso ao diagnóstico.
