O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde, enviou convite à Fundação Alfredo da Matta, para participar da Oficina “ Linha de Cuidado às Pessoas Acometidas pela Hanseníase no Âmbito da Rede de Atenção à Saúde/SUS.”
A Oficina ocorre no período de 19 a 21 de maio de 2009, em Brasilia e representando a Fundação Alfredo da Matta está a Enfª Emilia Pereira – Chefe do Departamento de Controle de Doenças e Coordenadora Estadual do Programa de Hanseníase no Amazonas. A profissional tem sistematicamente se envolvido em vários projetos e atividades como por exemplo o Guia de Apoio para Grupo de Auto-Cuidado em Hanseníase, produzido pelo Ministério da Saúde, com previsão de lançamento neste semestre.
Os participantes do evento são especialistas representantes de áreas do Ministério da Saúde e entidades envolvidas em ações do Programa Nacional de Controle da Hanseníase ou em áreas estratégicas para seu desenvolvimento e que possam contribuir efetivamente nos trabalhos e se envolvam nos desdobramentos necessários a implementação das ações de controle da Hanseníase no Brasil.
A Hanseníase no Estado do Amazonas vem caindo em número de casos ano a ano.No período de janeiro a abril de 2009,foram computados na Fundação Alfredo da Matta 121 casos novos e no interior do Estado 93 casos novos.Por outras unidades de saúde em Manaus – 20 casos novos. Em tratamento estão 633 pacientes em Manaus e 630 pacientes nos demais municipos amazonenses.
