No período de 04 a 08 de abril de 2011, a Fundação Alfredo da Matta realiza o Curso Básico de Hanseníase para profissionais de nível superior que trabalham na rede de saúde do Estado. O Curso é o primeiro de uma serie que serão realizados no decorrer do ano.

O Curso Básico de Hanseníase para profissionais de saúde de nível superior – enfermeiros, médicos e fisioterapeutas – tem como objetivo proposto capacitar recursos humanos para implementação das ações de controle da hanseníase no Estado do Amazonas, com ênfase no controle da doença no Estado,  no conhecimento do perfil epidemiológico, no reconhecimento da importância da notificação de casos, na identificação dos sinais precoces e na aplicação dos exame diagnósticos da hanseníase.

A realização sistemática de cursos pela Fundação ocorre por dois fatos importantes: a Fundação é um Centro de Referência na condução da Hanseníase no Estado e pela alta rotatividade de profissionais que trabalham da rede de saúde, havendo, portanto, a necessidade de atualizar quem trabalha nesta área, pelas peculiaridades da doença e seus agravos.

Neste primeiro Curso Básico de Hanseníase estão participando 19 profissionais dos municípios de Manaus (Semsa/Disa Oeste, Hospital Geraldo da Rocha, Policlínica Monte das Oliveiras, unidades básicas de saúde), Urucará (UBS Ana Costa Macedo), Santo Antonio do Içá (pólo Base Betânia), Presidente Figueiredo (UBS Geordeme Ramos e Secretaria Municipal de Saúde), Benjamin Constant (Unidade Básica de Saúde), Careiro (Secretaria Municipal de Saúde), Itapiranga (UBS Evanilde Costa), Pauini (Unidade Mista), Coari (Secretaria Municipal de Saúde), Itacoatiara (Unidade Básica de Saúde).

A Fundação Alfredo da Matta disponibilizou para a realização do Curso uma equipe de profissionais composta de quatro médicas, dois enfermeiras, dois assistentes sociais e um farmacêutico-bioquímico.