O Curso Básico de Hanseníase acontece no período de 22 a 26 de novembro, na Fundação, em horário integral. O objetivo é capacitar recursos humanos para implementação de ações de controle da doença no Amazonas, após conhecimentos das metas das ações, do perfil epidemiológico, da importância da notificação de casos, da identificação dos sinais precoces e aplicação dos exames diagnósticos na Hanseníase.
Como participantes estão os profissionais de saúde dos municípios de: Manaus, Amaturá, Tonantins, Beruri, Itamarati, Coari, Guajará, Uarini e Humaitá, fechando assim o ciclo de treinamentos para os municípios amazonenses.
A Fundação Alfredo da Matta,disponibilizou para o Curso: 02 assistentes sociais, 04 médicos, 01 fisioterapêuta, 02 enfermeiros e 01 farmacêutico – bioquímico. Com aulas prático – teóricas, os instrutores de cada área,usam como metodologia um trabalho por meio de ensino por competência, orientando os participantes a mobilizar de forma articulada, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolução de problemas do cotidiano profissional, indo além das suas experiências acumuladas.Essa ação permite instrumentalizá-los para a melhoria da qualidade do atendimento da pessoa atingida pela Hanseníase.
No ano de 2010, até o mês de outubro,foram registrados na Fundação Alfredo da Matta, 518 casos novos e o total de casos em tratamento somam 826 pacientes masculinos e 393 pacientes femininos. A Hanseníase pode ser evitada com um simples exame de pele, uma vez por ano, numa unidade básica de saúde, gratuitamente.
Em 2009, dez municípios apresentaram as maiores taxas da Hanseníase: Carauari, Japurá, Alvarães, Canutama, Boca do Acre, Apuí, Rio Preto da Eva, Eirunepé, Fonte Boa e Humaitá.
