A Fundação Alfredo da Matta inicia o ano de 2016, certificada pela ISO 9001/2008, trabalhada na Instituição desde 2014 e com validade até junho de 2018.

Em 2015 a empresa Bureau Veritas Certification, trabalhou a auditoria principal na Fundação, oferecendo uma grande variedade de soluções, de certificação e auditorias de normas internacionais a esquemas customizados, nos campos de Qualidade na Saúde. A Empresa foi contratada pela Seplancti, para realizar este tipo de trabalho nas instituições estatais.

A Certificação da Fundação Alfredo da Matta nas normas ISO, busca a melhoria contínua de seus processos, visando dar um salto na qualidade do atendimento.

Para o Dr. Helder Cavalcante, Diretor Presidente da Fundação “ o selo de qualidade proporciona,além da padronização dos serviços e melhoria nos processos,confiabilidade maior da população em relação aos serviços que lhes são oferecidos,visando assim,contribuir sistematicamente para a eliminação da imagem de que as repartições públicas são burocráticas e lentas”.Ele afirma também que “ o maior benefício se dará a longo prazo,já que sistemas da qualidade tem como premissa,a melhoria contínua e a manutenção das alterações propostas pelo controle de qualidade,visando manter o Certificado válido”.

A Política de Qualidade da Fundação busca atender às necessidades da população, com a melhoria contínua de seus processos; atender requisitos aplicáveis; promover o desenvolvimento de seus servidores e analisar periodicamente seus objetivos e metas.

Para o coordenador local, Julio César Sampaio,” o processo foi positivo,principalmente porque despertou os setores da Fuam para avaliar as ações realizadas no dia a dia e daí, elaborar indicadores,analisar e propor ações de resolutividade. O resultado será percebido na política do bem atender.”

O que é a ISO 9001/2008

De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ISO 9001:2008, é uma norma internacional, aplicável a qualquer tipo de organização e que especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade que podem ser usados pelas organizações de qualquer tamanho para aplicação interna, para a certificação e para fins contratuais. Está focada na eficácia do sistema de gestão da qualidade em atender os requisitos dos clientes. Inclui processos para busca da melhoria contínua dos processos, produtos e serviços de uma organização. No Brasil atualmente, existem mais de 25 mil empresas certificadas pelas Normas ISO 9001:2008, válidas em todo país.