
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) vai realizar um Simpósio de Dermatologia Tropical Brasil-Alemanha, previsto para a acontecer em outubro. Foi esse o tema da visita de militares alemães às instalações da Fuham, nesta terça-feira (11).
Com a participação de militares do Exército Brasileiro, a Fuham e as Forças Armadas da Alemanha estão em fase de planejamento do evento. Na conversa com a diretoria da instituição, a pauta incluiu a definição de detalhes de programação e toda logística necessária, para a realização do simpósio. A Fuham será uma das sedes deste evento que vai reforçar o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais da dermatologia tropical dos dois países.
“Vamos receber para um intercâmbio de conhecimento, um grupo da dermatologia tropical da Alemanha, em evento que envolve Fuham e Tropical [Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado / FMT-HVD] para atualizar os conhecimentos e aprimorar diagnóstico e tratamento das doenças tropicais”, explica o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano.
Segundo o diretor presidente da Fuham, a parceria representa um reconhecimento internacional da instituição, que é referência em hanseníase e doenças dermatológicas tropicais não só no Brasil, mas também, no âmbito internacional.
“Esse reconhecimento pela excelência dos serviços ofertados na instituição é muito valioso para nós, demonstra que estamos no caminho certo, que estamos fazendo nosso trabalho com excelência e qualidade, que podemos ofertar conhecimento e aprimoramento para um grupo de saúde, e isso é muito importante não só para a instituição, mas para o estado e o país”, ressalta Carlos Chirano.
Para a Tenente-coronel das Forças Armadas Alemã, Andrea Venegas Ramirez, a realização deste simpósio junto com instituições brasileiras é de grande importância e uma oportunidade única para os profissionais.
“Aqui serão cinco dias de intercâmbio de experiências, pacientes, atendimento, conhecimento; acho muito importante oficiais do exército do Brasil, que conheçam as instituições de referência e a tecnologia de ponta que tem aqui, e também as necessidades; para Alemanha, que tem projetos bilaterais com o Brasil, e este é um desses projetos, também é muito importante”, destaca Andrea Ramirez que também é médica dermatologista, especialista em doenças tropicais.

Simpósio em Dermatologia Tropical
O Simpósio de Dermatologia Tropical Brasil-Alemanha vai ter como sede Fuham e FMT-HVD. Serão cinco dias, dois deles totalmente dedicados às experiências vivenciadas nos ambulatórios da Fuham e troca de conhecimento com especialistas da instituição, já que a programação envolve aulas teóricas e práticas. O público é de profissionais da dermatologia tropical militares e civis da Alemanha e Brasil, ligados às instituições parceiras nesta realização.
“A ideia é este ano de 2024 fazer uma atualização em dermatologia tropical; reunir dermatologistas e especialistas em infectologia dermatológica da Alemanha e Brasil – oficiais dos exércitos – e fazer um encontro nas instituições referência em dermatologia tropical do Amazonas e do Brasil”, explica a Tenente-coronel Andrea Ramirez.
“Serão abordados os temas de interesse comum, especialmente hanseníase, leishmaniose, micoses profundas, micoses sistêmicas e outras doenças infecciosas dermatológicas”, explica Carlos Chirano.
Segundo o diretor presidente da Fuham a importância desse intercâmbio envolve também a oportunidade de padronizar procedimentos e conduta relacionadas às doenças tropicais. “Hoje com a globalização as pessoas migram de um país para o outro e muito facilmente as doenças também são conduzidas de um país para o outro, então precisamos estar sempre atualizados”. Além de aspectos teóricos, na parte prática, os profissionais terão a oportunidade de acompanhar o atendimento de pacientes dos ambulatórios na Fuham, além da avaliação de incapacidades e reabilitação de pacientes, coleta de baciloscopia para hanseníase e leishmaniose e análises laboratoriais realizadas na rotina.