
Profissionais de saúde que atuam na rede laboratorial do Estado de Pernambuco e no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), participaram, no período de 14 a 18 de julho, do curso “Baciloscopia em Hanseníase, Microscopia e Interpretação de Resultados” promovido pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) e Ministério da Saúde.
Realizada totalmente no formato EaD (Educação à Distância), esta turma contou com um total de 140 participantes, profissionais de nível superior e técnicos dos dois estados. Dentre os temas, foram abordados, aspectos teóricos como dados epidemiológicos da hanseníase, aspectos microbiológicos, fisiopatogênicos e genéticos do Mycobacterium leprae (causador da hanseníase), métodos laboratoriais de apoio ao diagnóstico à hanseníase, incluindo métodos moleculares, controle de qualidade da baciloscopia, dentre outros.
Na parte prática, os profissionais realizaram análise e estudo de lâminas escaneadas (digitalizadas) com amostras, incluindo orientações sobre a utilização da plataforma Controllab, a qual permite acesso às lâminas de baciloscopia digitalizadas. Pela plataforma, o acesso às lâminas é via internet, ou seja, a tecnologia empregada neste curso viabiliza que o mesmo estudo que seria feito em microscópios físicos, possa ser feito em tela de qualquer computador com acesso à internet, já que as imagens possuem alta definição.
Segundo o coordenador do curso, farmacêutico bioquímico da Fuham, Jorge Ewerton Sales esta turma foi promovida pela Fuham em parceria com o Ministério da Saúde, com o apoio da empresa Control Lab (responsável pela plataforma digital para acesso às lâminas) e setores de laboratório e ensino e pesquisa da Fuham.
“O evento faz parte das ações de enfrentamento à hanseníase promovidas pela Coordenação-Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta”, explica Ewerton.
Além do coordenador do curso, Msc Ewerton Sales, as aulas contaram com a participação do consultor técnico da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE) do Ministério da Saúde, Dr Alexandre Casimiro; pela farmacêutica bioquímica da Fuham, Dra Cynthia Ferreira e pelo analista em saúde no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco “Dr. Milton Bezerra Sobral” (Lacen/PE), Dr Rômulo Pessoa.
Sobre a tecnologia utilizada no curso – A tecnologia utilizada que permite a realização deste curso no formato EaD, consiste numa plataforma especializada para leitura de lâminas de baciloscopia escaneadas (digitalizadas) em alta resolução.
Desenvolvida graças à parceria com a empresa Control Lab (provedora de controle de qualidade laboratorial), a plataforma permite que as amostras possam ser acessadas de qualquer computador com acesso à internet, com a mesma qualidade, como se estivesse utilizando um microscópio; assim, o formato EaD torna-se viável.