WhatsApp Image 2025-06-23 at 13.55.45

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realiza no período de 23 a 27 de junho, de 8 às 17 horas, o Curso de Baciloscopia em Hanseníase, destinado a profissionais do Amazonas e Rio de Janeiro. As aulas acontecem presencialmente na Fuham, e turma on line, para profissionais ligados à coordenação estadual de hanseníase do Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador do curso, farmacêutico bioquímico da Fuham, Jorge Ewerton Sales, o público alvo são profissionais que atuam em laboratórios para a baciloscopia em hanseníase, dentre técnicos em laboratório, microscopistas e profissionais de nível superior, como farmacêuticos bioquímicos e biomédicos.

O curso abrange conteúdos teórico-práticos e os participantes terão à disposição, estudos práticos de leitura e interpretação de resultados das lâminas de baciloscopia em hanseníase, por meio de uma plataforma com acesso on line.

Com a tecnologia, os profissionais realizarão análise e estudo de lâminas escaneadas (digitalizadas), fazendo a leitura microscópica de amostras colhidas de pacientes. O acesso às lâminas se dá via internet, ou seja, o mesmo estudo feito em microscópios físicos está disponível em tela de computador, com imagens que possuem alta definição.

A plataforma usada no curso e que viabiliza sua realização no formato EaD é exclusivo na Fuham, pois conta com tecnologia criada especialmente para este fim.

Turma presencial e no formato EaD

No total, dentre participantes presenciais e no modelo Educação à Distância (EaD), participam 70 profissionais, sendo 35 que atuam no Rio de Janeiro e 35 no Amazonas, estes vindos dos municípios de Uarini, Novo Airão, Fonte Boa, Careiro, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Amaturá, Manaquiri, São Gabriel da Cachoeira, Anori, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Maraã, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) e Fuham.