WhatsApp Image 2023-09-26 at 13.10.06

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está realizando o curso de Baciloscopia em Hanseníase para profissionais de nível superior, que atuam na área laboratorial. No total, quatro profissionais – dois da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e dois do interior, dos municípios de Iranduba e Silves – participam da semana de atividades.

Segundo o coordenador do curso, farmacêutico-bioquímico da Fuham, Jorge Ewerton Sales, a capacitação é destinada aos profissionais que atuam no diagnóstico complementar, laboratorial da hanseníase.

“O objetivo principal é capacitar os profissionais da área laboratorial que vão fazer análise microscópica das lâminas provenientes da Atenção Primária de Saúde; são profissionais de nível superior, farmacêuticos-bioquímicos e biomédicos, que atuam nos municípios de Silves, Iranduba e na Semsa Manaus, com profissionais que atuam nos laboratórios distritais Oeste e Norte”, destaca Ewerton.

O coordenador também explica que o curso é semipresencial, ou seja, parte das atividades são realizadas presencialmente, na sede da Fuham e parte à distância, tendo os profissionais participantes, uma série de lâminas de exames de baciloscopia em hanseníase para serem avaliadas.

“O curso é semipresencial, contamos com uma plataforma com lâminas digitalizadas, onde os profissionais podem ler [as lâminas] a qualquer hora, dependendo da disponibilidade de cada um, e também temos atividades presenciais”, concluiu.

O curso promovido esta semana pela Fuham, envolve a microscopia e interpretação de resultados, sendo este, voltado para todos os participantes e com recursos que permitem que a atividade também seja realizada na modalidade Ensino à Distância (EaD). Além disso, os profissionais dos municípios do interior também terão uma capacitação em coleta do raspado intradérmico, atividade presencial, realizada nos ambulatórios da instituição.

Curso EaD é inovador

O curso de baciloscopia em hanseníase/microscopia e interpretação de resultados da Fuham, especificamente na modalidade EaD, foi lançado em 2021, sendo considerado inédito no Brasil, por se tratar da primeira experiência em utilizar lâminas escaneadas (digitalizadas) para a leitura microscópica de amostras colhidas de pacientes.

A inovação está na tecnologia utilizada que permite a visualização de lâminas escaneadas contendo amostras do bacilo da hanseníase em tela de computador, mantendo a alta qualidade de imagens.

Utilizando uma ferramenta para leitura das lâminas digitalizadas, o instrutor do curso disponibiliza o acesso aos participantes, que podem consultar o material via internet, com qualidade de imagem assegurada para a perfeita visualização e estudo da lâmina. Assim, a capacitação dispensa o uso de microscópios, facilitando sua realização, bastando um computador com acesso à internet.

A ferramenta e tecnologia citadas é fruto de um acordo de cooperação técnico-científica entre Fuham e a empresa Controllab (provedora de controle de qualidade laboratorial) e foram desenvolvidas por esta, em um módulo especialmente criado para a Fuham, para esta atividade.

A iniciativa pioneira foi utilizada pela primeira vez em 2021, numa realização do Ministério da Saúde que aprovou a iniciativa e, por meio da Fuham, realizou as primeiras turmas do curso de baciloscopia à distância para capacitar profissionais de estados da região Norte.