
A Fuham assinou, junto das outras fundações de saúde do Estado, memorando de intenções de cooperação interinstitucional para a manutenção da Rede Genômica em Saúde do Amazonas (Regesam). A assinatura ocorreu durante o II Simpósio da Regesam, no auditório do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)/Fiocruz Amazônia, na zona centro-sul de Manaus.
A assinatura demonstra o objetivo das instituições, que fazem parte da Regesam, de continuarem o compartilhamento de infraestrutura com tecnologia de ponta, impulsionando o desenvolvimento de pesquisas em genômica, com foco em saúde humana.
Além da Fuham, assinaram o memorando a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e o ILMD/Fiocruz Amazônia, que compõem a Regesam, criada em 2018.
Na solenidade, o diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, compôs a mesa junto das gestoras das fundações parceiras. O farmacêutico-bioquímico André Luiz Leturiondo, da Fuham, foi um dos palestrantes. Também participaram do simpósio, pela Fuham, Camila Gurgel (biomédica) e Cynthia Oliveira (farmacêutica bioquímica – Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa/Fuham).
