A Fundação Alfredo da Matta buscando novas tecnologias para tratar pacientes portadores de câncer de pele, viabilizou aparelho com técnica de Terapia Fotodinâmica para atender os pacientes tratados na Instituição.

 A técnica é indicada aos pacientes com tumores cutâneos e ceratose actínica. Com uma aplicação do produto elimina-se 80 a 100% das ceratoses actínicas e os carcinomas basocelulares superficiais. As ceratoses actínicas são lesões consideradas pré-malignas pois predispõem o aparecimento do câncer de pele.   Surgida na década de setenta, nos Estados Unidos, a Terapia Fotodinâmica é uma opção menos nociva de tratamento para o câncer de pele. A terapia está ocupando espaço cada vez maior na Dermatologia. Hoje, além do tratamento de vários tipos de tumores da pele, onde ela já era utilizada, a Terapia Fotodinâmica ampliou sua área de atuação para o controle de várias outras doenças de pele e também no rejuvenescimento.

O câncer de pele é uma doença que vem aumentando ano a ano. A Fundação Alfredo da Matta, atende diariamente pessoas com a doença. São realizadas cerca de 10 cirurgias / dia .  Em 2008 , a equipe de cirurgia realizou três mutirões extras para atender pacientes com a doença em Manaus e dois mutirões no interior do Estado. Mais de 300 pessoas passaram pela Fundação em busca de tratamento. Essas pessoas  na sua maioria são de pele clara, acima de 40 anos, com histórico de trabalho na lavoura ou exposição demasiada no sol.