A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) inicia as comemorações pelos seus 65 anos com uma nova identidade visual: foi escolhida uma logomarca institucional, após seleção de propostas submetidas a um concurso interno, realizado no mês de julho, entre servidores e colaboradores. A Fuam celebra mais um ano de sua fundação no próximo dia 28 de agosto e aproveita a data para revitalizar sua logomarca, que foi lançada em 1998.
Além da nova logomarca institucional, a Fundação Alfredo da Matta também faz o lançamento da logomarca comemorativa pelo seu aniversário de 65 anos de história, tendo como slogan “Fuam, da Casa Amarela à Fundação”, em referência ao início de suas atividades, quando era conhecida pela população como “casa amarela”. A logomarca comemorativa também foi escolhida entre propostas inscritas no concurso.
As propostas foram encaminhadas sem identificação à comissão julgadora, no período de 27 a 31 de julho; conforme orientações descritas em Edital, que foi divulgado apenas entre servidores e colaboradores. Os envelopes com as propostas foram abertos para avaliação no dia 3 de agosto e o resultado foi apresentado na última terça-feira, dia 4.
Logomarca institucional – Segundo o servidor cuja proposta foi a mais votada, o diretor presidente Ronaldo Amazonas, partiu-se do pressuposto que o Edital pedia uma revitalização da logomarca antiga da instituição. A proposta buscou, então, mostrar que a Fuam hoje possui um conceito globalizado, com reconhecimento internacional. As diferentes tonalidades de azul foram incluídas para representar o processo de amadurecimento e crescimento da instituição.
De acordo com o autor da proposta, a sigla do nome “Fuam” foi apresentada em formato de tijolos sobrepostos para fazer alusão à solidez que a instituição possui hoje e seus três níveis seriam as três gerações que fazem parte dessa história: a primeira, que iniciou sua formação, a segunda que a sustentou e a atual que a mantém até os dias de hoje.
Pensando no reconhecimento internacional da Fuam, foi apresentado não apenas o estado do Amazonas, mas sim, um globo terrestre, indicando que a instituição vai, hoje, além de suas fronteiras. Manaus e o Amazonas continuam sendo os pontos de partida da Fuam, lembrando a marca original, porém em formato mais dinâmico e “avançando” para todo o mundo.
Logomarca dos 65 anos – O início da ideia partiu de pesquisas que indicaram a safira, como a pedra preciosa que representa o jubileu de 65 anos, daí a cor azul foi escolhida como a predominante na composição da logomarca. Foi utilizado um slogan para demonstrar que a Fuam nasceu e, por algumas décadas, teve seu nome ligado a uma mercearia de nome “Casa Amarela”, que funcionava como ponto de referência para pacientes que buscavam os serviços de saúde institucionais.
O número 65 possui três “camadas” que representariam três gerações institucionais: a mais antiga que a criou, a intermediária que a sustentou e a nova geração que a mantém nos dias atuais.